segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mozilla Firefox


Mozilla Firefox

 14.0.1
                                                    


Mozilla Firefox é um dos navegadores mais populares da web e o principal produto da Fundação Mozilla, a sua mantenedora. O aplicativo, além de figurar como um dos principais browsers do mundo, é costumeiramente apontado como o mais bem-sucedido projeto de software livre do planeta.
O browser acaba de ganhar sua 14ª versão, dando sequência ao projeto de pequenas atualizações em períodos curtos de tempo em vez de grandes novidades em grandes intervalos.
Nessa edição recém-saída do forno, o Firefox recebeu melhorias de segurança integradas ao buscador da Google, um mecanismo com o qual você define quando os complementos instalados devem começar a funcionar e a sincronização das atualizações do browser entre as suas versões para computadores e dispositivos móveis.
Além disso, o navegador teve melhorias para quem o utiliza no Mac OS X Lion, como a função de autocompletar na barra de endereço e o modo de tela cheia.

O que surgiu nas últimas versões

 

Nova tela inicial

A primeira mudança que você perceberá no Mozilla Firefox, a partir da sua 13ª versão, é reformulação da sua tela inicial. Agora, a página aberta por padrão pelo navegador conta com atalhos para os principais recursos do browser – incluindo favoritos, histórico de navegação, downloads, complementos instalados, sincronização de preferências e opções gerais do programa.
Isso significa que com um único clique você pode acessar qualquer uma dessas áreas do navegador e configurá-las de acordo com a sua necessidade – algo que nenhum outro browser permite com tanta facilidade.

Acesso facilitado às páginas mais visitadas

Outra ferramenta do navegador da raposa que recebeu melhorias foi a página “Nova aba”, a qual passou a ter um mecanismo similar ao Speed Dial, do Opera, e à “Nova guia”, do Google Chrome.
Com isso, toda vez que você abrir uma nova aba no Firefox, é exibida uma grade com miniaturas dos sites mais visitados por você. Além disso, é possível determinar que alguns desses thumbnails fiquem permanentemente em exibição nessa grade.

Restauração da última sessão

O Mozilla Firefox também ganhou um método simplificado para que a última sessão de navegação seja restaurada. Assim, você pode fechar o navegador com várias abas abertas que, com o clique de um botão, todas as páginas são reabertas automaticamente.
Esse recurso não opera somente quando o browser é finalizado indevidamente, com a queda de energia ou travamento do sistema operacional, por exemplo. Sempre que você quiser visitar os sites que estavam ativos na sua última navegação, basta pressionar o mecanismo “Restaurar sessão anterior” da tela inicial do navegador.

Restaurar o navegador para o estado inicial

O browser da Fundação Mozilla também recebeu a implementação de uma ferramenta para reiniciar as configurações padrão do aplicativo. Pressionando um botão, o navegador é restaurado por completo, retomando as suas preferências originais.
Para encontrar esse recurso, você deve digitar “about:support” (sem aspas) na barra de endereço do Firefox e pressionar a tecla Enter. Na página aberta, você encontra o botão “Restaurar Firefox”. O browser da raposa ainda teve o suporte para o protocolo SPDY habilitado e a execução experimental de elementos ECMAScript 6 Map adicionada ao seu portfólio de funcionalidades.

Melhoria para desenvolvedores

Os desenvolvedores de sites e serviços online que usam o Firefox, geralmente, incrementam o navegador com o complemento Firebug, uma ferramenta que possibilita a identificação e eliminação de erros de programação ou edição – além de permitir o monitoramento de CSS, HTML e JavaScript presentes em qualquer página da internet.
Com a nova versão do navegador, esse “buraco” suprido por essa extensão foi tapado. O browser da Mozilla também recebeu um sistema extremamente prático para a depuração dos seus sites e blogs, por exemplo. Para ativar esse mecanismo nativo, você deve clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer ponto da página aberta e selecionar a opção “Inspecionar elemento”.
O grande atrativo desse recurso é sem dúvida a sua integração com a engine 3D do navegador, permitindo que você visualize as camadas das páginas exploradas com uma perspectiva tridimensional completamente manipulável.

As novidades

A primeira característica da décima quarta versão do Firefox é que a Mozilla resolveu sincronizar as atualizações tanto do seu navegador para computadores quanto para aparelhos portáteis, como smartphones e tablets.

Maior segurança durante as pesquisas

Uma melhoria interessante promovida para o browser da raposa é que o serviço de buscas da gigante de Mountain View passa a ter suporte para conexões baseadas no protocolo SSL (Secure Socket Layer) – o qual é percebido quando a URL de um site apresenta HTTPS. Com isso, você deve ter maior privacidade e segurança enquanto realiza pesquisas pelo Google.

Gerenciamentos dos complementos

Outra novidade do Mozilla Firefox 14 é a possibilidade de gerenciamento do funcionamento dos complementos. Isso significa que é você quem determina quando as extensões instaladas devem começar a funcionar. Com isso, o consumo de memória desnecessário, ocasionado por softwares abertos e que não estão sendo usados, deve diminuir.
Contudo, essa funcionalidade está inativa por padrão. Para acioná-la, você deve digitar “about:config” (sem aspas) na barra de endereço e pressionar a tecla Enter. Em seguida, aceite as advertências apresentadas pelo browser sobre os riscos de você alterar qualquer um dos recursos apresentados nessa lista.
Feito isso, encontre a entrada “plugins.click_to_play” (sem aspas) e dê duplo clique sobre ela – configurando-a de “False” para “True”. Finalizado esse procedimento, você pode fechar essa página, pois o mecanismo de gerenciamento de plugins já está ativo.

Atenção também para a Maçã

Quem utiliza o Mac OS X Lion também ganhou uma boa notícia: o Firefox passou a contar com o modo de tela cheia – algo extremamente útil principalmente para quem possui um MacBook. Além disso, a versão do navegador para o SO da Apple tem a função autocompletar na sua barra de endereço.
Clique para baixar Mozilla Firefox
Importante
Antes de instalar o " Mozilla Firefox " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

0 comentários:

Postar um comentário